domingo, 2 de maio de 2010

Visita à Tapada convocada a partir do Facebook










Esta tarde, o Grupo dos Amigos acompanhou novos amigos, oriundos da página do Facebook e convocados para um passeio na Tapada.
Foi um encontro muito simpático, com os participantes muito interessados em conhecer este belo parque e passar a palavra e até com vontade de ajudar a encontrar soluções e apoios.
No relvado junto à estufa, encontravam-se inúmeros adultos, que com as suas crianças piquenicavam, divertindo-se com jogos.
Os novos visitantes percorreram grande parte dos 10 hectares, conhecendo a história do espaço e a situação actual, notando-se alguma reparação de caminhos, já realizada pela Câmara Municipal de Lsboa.
No momento da despedida, Carlos Bolacha, que guiou os visitantes com informações detalhadas de grande qualidade, e Maria Ana, ofereceram, em nome do Grupo, recipientes com girassóis bébé.

Texto e fotos de Luís Filipe Maçarico

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Visita Guiada Domingo 2 de Maio


O Blogue de Zita Madeira



Zita Madeira no seu blogue http://zitamadeira.blogspot.com conta como conheceu a Tapada das Necessidades, apresentando belas imagens daquele belo espaço verde de Lisboa. Diz esta amiga:

"Resolvi em boa hora entrar no alto portão do fabuloso espaço que é a TAPADA das NECESSIDADES... fiquei por lá umas 3 horas que só controlei porque tinha coisas inadiáveis a fazer.

É mais do que um jardim, é um paraíso no alto da cidade.
A sua abundante vegetação, assim como o magnífico jardim de cactos, a Estufa envidraçada e circular que D. Pedro V mandou construir para a sua esposa D. Estefânia, a Casa do Regalo,local do atelier de pintura da rainha D. Amélia que D. Carlos mandou construir na época em que equipou este Jardim com um campo de ténis e outras construções, enfim, adorei !!!!

Devia ser muito mais aproveitado embora eu me tenha sentido muito bem com pouquíssima companhia....mas como não sou egoísta e acho uma pena que a informação oficial diga que os lisboetas o desconhecem.....

Penso que também não ajuda nada a presença de uma senhora no cubículo da entrada a quem pedi informações sobre o local e me respondeu que nunca saía dali e portanto não sabia nada..........."

Texto e Fotografia de Zita Madeira

Visita da Associação de Pais da Escola Ressano Garcia












No passado sábado, 24 de Abril, a pedido da Associação de Pais da Escola Ressano Garcia e, por intermédio do seu Presidente o nosso Amigo e membro do GATN, Luís Justo Máximo, alguns membros do Grupo participaram numa visita à Tapada das Necessidades com um grupo de cerca de 20 pessoas entre crianças e adultos.

Embora o tempo estivesse bastante cinzento,não choveu e, pudemos tranquilamente fazer a visita que foi conduzida pelo nosso Amigo João Pinto Soares o qual transmitiu, mais uma vez, o grande conhecimento que tem sobre vários aspectos da Tapada: história, botânica e sobre a realidade actual .

Verificamos que havia muitas pessoas interessadas e que, através do nosso blog podem , a partir de agora ,conhecer todas as iniciativas que tivemos e que iremos ter nos próximos tempos.

Fátima Sá

terça-feira, 20 de abril de 2010

A Tapada das Necessidades Através do Olhar Poético de Zita Madeira
















A Tapada das Necessidades permite em qualquer época do ano desfrutar de uma paisagem extasiante.
Além do seu interessante passado histórico, presente na configuração do coberto vegetal e na estatuária, edifícios e proximidade com a última residência palaciana dos dos reis portugueses, o fantástico património que este espaço constitui, no contexto da capital, apresenta uma riqueza energética, de suavidade e silêncio fortes, polvilhado de gorgeios e rumores, que só a Natureza proporciona.

É pois com imensa satisfação que registamos a simpática oferta de Zita Madeira acerca desse "espaço fabuloso que é a Tapada das Necessidades".

De acordo com a proposta que esta amiga nos fez, de divulgarmos o seu olhar no nosso bloge, aqui está o fruto desse olhar tão poético que partilha com todos a pujança daqueles 10 hectares e a harmonia que todos podemos usufruir.

O convite está implícito a todos os lisboetas para virem descobrir a Tapada, nos próximos feriados e fins de semana, agora que a Primavera começa a ganhar alguma consistência em termos climáticos, mostrando tanta beleza.
E não são precisas mais palavras, porque as imagens traduzem bem o que dizemos.

Texto de Luís Filipe Maçarico; Fotografias de Zita Madeira

Visita do Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades ao antigo Palácio dos Viscondes dos Olivais e Penha Longa





No passado dia 8 de Abril teve lugar mais uma visita guiada organizada pelo Grupo dos Amigos da Tapada, desta vez ao antigo Palácio dos Viscondes dos Olivais e Penha Longa, na Rua do Pau da Bandeira, freguesia dos Prazeres.

Esta visita algo inusitada teve a excelente colaboração da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, cujas instalações funcionam naquele edifício.

A visita foi guiada pela Sra Liu Wenqiu, Conselheira Cultural da Embaixada, que num português fluente mostrou ao Grupo as várias salas do réz-do-chão, excelentemente conservadas e preservando a traça de construção do edifício construído na 2ª metade do séc. XIX.

O Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades mostrou a sua gratidão à Embaixada da Republica Popular da China e aos seus funcionários entregando um pequeno cartão designativo desta visita.

Texto de Carlos Bolacha; Fotos de António Brito

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ecos do Dia Mundial da Árvore na Tapada das Necessidades






No passado dia 22 de Março, o Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades e a Associação Lisboa Verde, juntamente com os alunos e professores da Escola Fernanda de Castro, procederam à comemoração do dia Mundial da Árvore e da Floresta, na Tapada das Necessidades.

Esta actividade contou com a colaboração de técnicos dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa, que ofereceram t-shirts aos alunos e procederam ao trabalho de plantação de árvores, e da Autoridade Florestal Nacional que forneceu o material didáctico que entretanto foi distribuído aos alunos. A estas duas entidades queremos exprimir aqui os nossos agradecimentos.

Com a plantação de dois pinheiros euma pequena intervenção que se traduziu numa troca de conhecimentos com os alunos presentes sobre as características das espécies em apreço e a urgente necessidade de proteger a Árvore e a Floresta, terminámos o evento com a agradável certeza de termos contribuído para a nobre causa da valorização da Natureza de uma maneira geral e da Tapada das Necessidades em particular.

João Pinto Soares (texto) António Brito (fotos)