quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais Atrocidades




A degradação na Tapada das Necessidades acentua-se.
António Saraiva fez-nos chegar mais provas da maldade de vândalos, que a coberto da falta de vigilância, procederam às atrocidades, bem patentes nas imagens.
Porque razão a CML continua sem agir, entretendo-se com concursos falhados, para anexar uma parte da tapada, com o fito de introduzir naquele espaço comedouros, de mais ou menos luxo, que a concretizarem-se vão trazer outro género de perigos...

Texto: LFM. Fotos: AS.

Selvajaria e Impunidade ou a Salvaguarda Inexistente





Adicionar imagem











Recebemos de um morador da freguesia dos Prazeres, - Afonso Reis Cabral - que habita perto da Tapada das Necessidades uma sentida mensagem ( integrada na caixa de comentários de um post anterior) a que damos o devido relevo, enquanto testemunho de um também Amigo deste espaço histórico.



"Caros Amigos da Tapada das Necessidades, Como vos disse num mail de há poucos meses, mudei-me para a frente da Tapada e costumo lá passear todos os dias. Qual não é o meu espanto quando, depois de uma semana e meia de ausência, volto aos meus passeios e reparo que pelo menos três daquelas belas e grandes floreiras de mármore haviam sido vandalizadas. Não consigo precisar o sítio sem um mapa, mas são aquelas que se encontram depois do relvado, à direita (quem entra na portaria sul e vai em direcção à casa do regalo). Uma delas está atirada para o chão e tem a base completamente partida, onde se vê o mármore branquíssimo. As outras duas, um pouco depois, encontram-se tombadas e julgo que sofreram danos de lado aquando do impacto. Indignado, dirigi-me à portaria onde me disseram que de facto tinha havido vandalismo e que, para além das que referi, foram afectadas ainda mais duas, pelo menos. É o que dá o estado geral de desleixo e de falta de supervisão. Não há meios, não há respeito, não há nada. Enfim, achei meu dever informar-vos, caso não soubessem. A quem posso fazer participação? À Câmara? Servirá de alguma coisa? Duvido.



Muito obrigado pela atenção, qualquer coisa é só dizer.



Afonso Reis Cabral



(Depois de vos mandar este texto por mail, reparei que já tinham a informação sobre o vandalismo no blog. No entanto, penso que as fotografias não transmitem a verdadeira dimensão dos danos, já que não se vêem as floreiras.)"



Entretanto, o nosso amigo Engenheiro António Saraiva, sempre atento àquele território, de uma flora e fauna magníficas, fez-nos chegar imagens do recrudescimento deplorável dos atentados ao património, que se sucedem, sem qualquer intervenção, da CML, que deveria assegurar condições de segurança e salvaguarda, pondo cobro à destruição. Uma das formas facilitadoras do vandalismo é a convidativa entrada pela Rua do Borja, sem qualquer protecção, contra os adeptos da selvajaria.



Aqui ficam estes sinais, à espera que as entidades saibam ler, e actuar, de acordo com as suas responsabilidades. Em vez de propaganda, gostaríamos de ver realizações, ajustadas à preservação de um bem que é de todos.




LFM (texto) A.S. (fotos)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VANDALISMO NA TAPADA DAS NECESSIDADES




É com grande preocupação que o GATN assiste ao aumento dos atos de vandalismo sobre o património da Tapada e a atentados à segurança física de quem tem a seu cargo a sua defesa.
Tal situação tem se vindo a agravar desde a abertura do acesso Norte à Tapada e é devida também à cada vez menor existência se guardas e vigilantes no seu interior.
Pensamos que é urgente tomar medidas antes que esta situação se torne insustentável.
Pinto Soares

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO LAGO DUQUE DE LAFÕES


Dando cumprimento ao Plano de Intervenção e reabilitação da Câmara Municipal de Lisboa para a Tapada das Necessidades, está em execução a recuperação do lago circular (Duque de Lafões) e do muro de enquadramento / Átrio – Grotto, facto que o GATN regista com agrado.
Pinto Soares

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O GATN na Feira de Artesanato da Freguesia dos Prazeres


Decorreu de 5 a 14 de Dezembro, na Praça da Armada, nº. 21, a tradicional feira anual, organizada e patrocinada pela Junta de Freguesia dos Prazeres, que juntou vários artesãos desta freguesia que puderam, em são convívio e camaradagem, expor e vender os seus produtos.

O GATN esteve também presente com uma loja (tenda), tendo desenvolvido a sua acção em prol da divulgação da Tapada das Necessidades, efectuando também a venda de alguns produtos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS



É NATAL, NASCEU O DEUS MENINO!

O GRUPO DOS AMIGOS DA TAPADA DAS NECESSIDADES DESEJA A TODOS SEM EXCEPÇÃO UM SANTO NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO



Presépio do Convento das Necessidades

(Padre Inácio da Piedade e Vasconcelos ?)

Século XVIII, 1º quartel

O Presépio das Necessidades, onde é bem visível a utilização da cortiça imitando pedra, encontrava-se, num nicho, no quarto piso, no chamado corredor dos cubículos dos Padres, junto da porta que dava acesso à Livraria do Convento das Necessidades.

Presentemente encontra-se no Museu de Arte Antiga.


João Pinto Soares.


sábado, 3 de dezembro de 2011

GATN na Feira do Natal na Praça da Armada, 21


AMIGOS,

Uma vez mais, com a presença do GATN, vai ter lugar na Praça da Armada a tradicional Mini-Feira de Artes, Livros e Velharias.
É uma oportunidade para falarmos da Tapada e dos seus problemas.
Contamos com a presença e colaboração de todos vós.

Pinto Soares