segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Jardins da Freguesia dos Prazeres


Durante duas Quintas-feiras consecutivas, o GATN colaborou com a Junta de Freguesia dos Prazeres no Projeto: “Jardins da Freguesia dos Prazeres”, levado a cabo pelos alunos da EB1 Nº 18 e integrado num programa mais vasto designado “ASSEMBLEIA MUNICIPAL DAS CRIANÇAS DE LISBOA”.
Consideramos este trabalho muito interessante pois vai permitir aos nossos jovens participar ativamente na resolução dos problemas da cidade de Lisboa.
Pinto Soares

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais Atrocidades




A degradação na Tapada das Necessidades acentua-se.
António Saraiva fez-nos chegar mais provas da maldade de vândalos, que a coberto da falta de vigilância, procederam às atrocidades, bem patentes nas imagens.
Porque razão a CML continua sem agir, entretendo-se com concursos falhados, para anexar uma parte da tapada, com o fito de introduzir naquele espaço comedouros, de mais ou menos luxo, que a concretizarem-se vão trazer outro género de perigos...

Texto: LFM. Fotos: AS.

Selvajaria e Impunidade ou a Salvaguarda Inexistente





Adicionar imagem











Recebemos de um morador da freguesia dos Prazeres, - Afonso Reis Cabral - que habita perto da Tapada das Necessidades uma sentida mensagem ( integrada na caixa de comentários de um post anterior) a que damos o devido relevo, enquanto testemunho de um também Amigo deste espaço histórico.



"Caros Amigos da Tapada das Necessidades, Como vos disse num mail de há poucos meses, mudei-me para a frente da Tapada e costumo lá passear todos os dias. Qual não é o meu espanto quando, depois de uma semana e meia de ausência, volto aos meus passeios e reparo que pelo menos três daquelas belas e grandes floreiras de mármore haviam sido vandalizadas. Não consigo precisar o sítio sem um mapa, mas são aquelas que se encontram depois do relvado, à direita (quem entra na portaria sul e vai em direcção à casa do regalo). Uma delas está atirada para o chão e tem a base completamente partida, onde se vê o mármore branquíssimo. As outras duas, um pouco depois, encontram-se tombadas e julgo que sofreram danos de lado aquando do impacto. Indignado, dirigi-me à portaria onde me disseram que de facto tinha havido vandalismo e que, para além das que referi, foram afectadas ainda mais duas, pelo menos. É o que dá o estado geral de desleixo e de falta de supervisão. Não há meios, não há respeito, não há nada. Enfim, achei meu dever informar-vos, caso não soubessem. A quem posso fazer participação? À Câmara? Servirá de alguma coisa? Duvido.



Muito obrigado pela atenção, qualquer coisa é só dizer.



Afonso Reis Cabral



(Depois de vos mandar este texto por mail, reparei que já tinham a informação sobre o vandalismo no blog. No entanto, penso que as fotografias não transmitem a verdadeira dimensão dos danos, já que não se vêem as floreiras.)"



Entretanto, o nosso amigo Engenheiro António Saraiva, sempre atento àquele território, de uma flora e fauna magníficas, fez-nos chegar imagens do recrudescimento deplorável dos atentados ao património, que se sucedem, sem qualquer intervenção, da CML, que deveria assegurar condições de segurança e salvaguarda, pondo cobro à destruição. Uma das formas facilitadoras do vandalismo é a convidativa entrada pela Rua do Borja, sem qualquer protecção, contra os adeptos da selvajaria.



Aqui ficam estes sinais, à espera que as entidades saibam ler, e actuar, de acordo com as suas responsabilidades. Em vez de propaganda, gostaríamos de ver realizações, ajustadas à preservação de um bem que é de todos.




LFM (texto) A.S. (fotos)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VANDALISMO NA TAPADA DAS NECESSIDADES




É com grande preocupação que o GATN assiste ao aumento dos atos de vandalismo sobre o património da Tapada e a atentados à segurança física de quem tem a seu cargo a sua defesa.
Tal situação tem se vindo a agravar desde a abertura do acesso Norte à Tapada e é devida também à cada vez menor existência se guardas e vigilantes no seu interior.
Pensamos que é urgente tomar medidas antes que esta situação se torne insustentável.
Pinto Soares

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO LAGO DUQUE DE LAFÕES


Dando cumprimento ao Plano de Intervenção e reabilitação da Câmara Municipal de Lisboa para a Tapada das Necessidades, está em execução a recuperação do lago circular (Duque de Lafões) e do muro de enquadramento / Átrio – Grotto, facto que o GATN regista com agrado.
Pinto Soares

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O GATN na Feira de Artesanato da Freguesia dos Prazeres


Decorreu de 5 a 14 de Dezembro, na Praça da Armada, nº. 21, a tradicional feira anual, organizada e patrocinada pela Junta de Freguesia dos Prazeres, que juntou vários artesãos desta freguesia que puderam, em são convívio e camaradagem, expor e vender os seus produtos.

O GATN esteve também presente com uma loja (tenda), tendo desenvolvido a sua acção em prol da divulgação da Tapada das Necessidades, efectuando também a venda de alguns produtos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS



É NATAL, NASCEU O DEUS MENINO!

O GRUPO DOS AMIGOS DA TAPADA DAS NECESSIDADES DESEJA A TODOS SEM EXCEPÇÃO UM SANTO NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO



Presépio do Convento das Necessidades

(Padre Inácio da Piedade e Vasconcelos ?)

Século XVIII, 1º quartel

O Presépio das Necessidades, onde é bem visível a utilização da cortiça imitando pedra, encontrava-se, num nicho, no quarto piso, no chamado corredor dos cubículos dos Padres, junto da porta que dava acesso à Livraria do Convento das Necessidades.

Presentemente encontra-se no Museu de Arte Antiga.


João Pinto Soares.