sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

terraplanagem na tapada

Fui hoje surpreendido por trabalhos de terraplanagem na Tapada das Necessidades, Junto ao edifício do Instituto de Defesa Nacional (IDN).
 
Foi-me dito por responsáveis por aquele Instituto:
 
1 – Os terrenos onde decorrem as obras pertencem ao IDN e não à CML, não sendo por isso públicos.
      De facto, segundo os responsáveis contactados, quando o Ministério das Finanças, por protocolo cedeu ao Ministério da Defesa, o terreno para construção, em 1971, do edifício do IDN, onde existia o        Picadeiro Real, terá cedido também o terreno agora em causa, que se destina a alargar o parque de estacionamento e assim acabar com o estacionamento abusivo dentro da Tapada.
 
2 – A obra em execução, é o resultado de um protocolo assinado entre o IDN e a CML (José Sá Fernandes)  que pretende a  cedência de alguns lugares de estacionamento aos frequentadores da Tapada.
 
Comentários:
 
1 – Não acredito que esta obra irá pôr fim ao estacionamento abusivo dentro da Tapada.
 
2 – Não conheço o protocolo assinado entre os dois Ministérios. Conheço apenas a seguinte passagem publicada na Revista Militar:
 
“O Coronel Almeida Freire encontrou a solução possível: a utilização do terreno da Tapada das Necessidades ocupado pelo picadeiro, junto à Calçada das Necessidades, que era património do Ministério da Defesa, estava em mau estado e era pouco utilizado. 
 
O apoio financeiro da construção revelar-se-ia, na verdade, difícil e demorado. Já se trabalhava nas fundações do edifício desde fins de 1971, quando em Janeiro de 1972, o ministro da Defesa exarou despacho atribuindo uma verba de 8.000 contos para “ARRANJO DO PICADEIRO”, relativo a um espaço em ruínas de cerca de 20 por 80 metros, dos cerca de 12.000 que abrangiam na altura o conjunto da obra. Surge um edifício de três andares, cujo muro de suporte do lado Norte se encontra no mesmo local do que delimitava  o terreno do picadeiro do mesmo lado. Naturalmente que no decurso da abertura das fundações os construtores aproveitaram mais um ou dois metros, mas apenas isso, da Tapada !
 
O projeto do edifício só ficou concluído em 1973.”
 
3 – Em 2003, o então IPPAR autorizou a construção do Parque de Estacionamento Provisório do IDN em terrenos da Tapada das Necessidades.
 
Conclusão:
 
Estamos, assim, perante um processo que só tem trazido vantagens para o IDN em detrimento dos lisboetas.
 
Convinha, portanto, indagar os moldes do protocolo assinado entre o Ministério das Finanças e o Ministério da Defesa, nomeadamente no que se refere à possível existência de uma alínea de  salvaguarda do picadeiro, bem como à delimitação da área cedida.
 
Seria também importante conhecer o protocolo agora assinado entre o IDN e a CML (Vereador José Sá Fernandes) para a construção do Parque de Estacionamento.
 
Solicito a ajuda de todos os AMIGOS DA TAPADA DAS NECESSIDADES.
 
João Pinto Soares

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

INÍCIO DAS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA CASA DO FRESCO NA TAPADA DAS NECESSIDADES


INÍCIO DAS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA CASA DO FRESCO NA TAPADA DAS NECESSIDADES
Fotografias de João Pinto Soares

domingo, 13 de janeiro de 2013

CONCERTO DE ANO NOVO NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA


 
Encheu-se a Igreja de São Francisco de Paula para ouvir com agrado a Orquestra do Círculo de Música de Câmara, no dia 11 de Janeiro de 2013.
 
O GATN esteve presente respondendo ao amável convite da Junta de Freguesia dos Prazeres.
 
Pinto Soares

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sinais de Mudança

AMIGOS, É ALTURA DE VIRAR MAIS UMA PÁGINA DO CALENDÁRIO.
O ANO QUE AGORA TERMINA NÃO FOI MUITO BOM PARA OS PORTUGUESES NEM PARA A TAPADA DAS NECESSIDADES SUJEITA A UMA ONDA DE VANDALISMO SEM PRECEDENTES.
CONTUDO, NÃO ESMORECEREMOS NA NOSSA LUTA. HÁ SINAIS DE MUDANÇA, AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA ESTUFA CIRCULAR COMEÇARAM!
O GATN DESEJA A TODOS UM BOM NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO

João Pinto Soares

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Beleza do Exemplar de Ginkgo Biloka do Jardim Olavo Bilac


Todos os anos, em Novembro, esta imagem  repete-se. Antes que as folhas se despeçam até ao novo ano, tomam uma coloração muito bela, como a imagem documenta,  podendo ver-se muitas folhas já  caídas atapetando o chão.


Consideramos o Jardim Olavo Bilac como   uma extensão da Tapada  das Necessidades.  De facto, ele foi construído   na Praça do Obelisco, que por sua vez faz parte integrante da Obra das Necessidades, da autoria do nosso Rei D. João V.

Este jardim, que recebeu o nome de um escritor e político brasileiro contemporâneo da nossa Rainha D.ª Amélia - Olavo Bilac - que com ele  se correspondeu, para  além de uma vista soberba sobre uma zona antiga da cidade de Lisboa – A zona de Alcântara (A Ponte) -  e para  o Rio Tejo, possui um conjunto notável de árvores, entre   as quais o exemplar   de Ginkgo biloba aqui representado.

A Ginkgo biloba como exemplar botânico

Segundo alguns botânicos é a espécie viva geneticamente mais antiga,considerada um fóssil vivo. Existem registos fósseis de folhas de ginkgo datadas de há 150 milhões de anos, o que as remete para o tempo dos dinossauros (Período Jurássico).  Chegou a ser  considerada uma espécie rara, dadas as reduzidas populações naturais existentes apenas na China, país de onde é originária. Hoje,  encontra-se   espalhada  por todo o Mundo, constituindo  árvore de alinhamento em muitas ruas das nossas cidades. São árvores que podem atingir os 30 metros de altura. Apresentam umas folhas muito particulares em forma de leque com um rasgo ao meio, donde o nome da espécie biloba, que se pintam de  de um amarelo intenso no Outono, principalmente no mês de Novembro, antes de caírem. De muito fácil cultivo, pouco sujeitas a   pragas e doenças e muito resistentes à poluição das cidades, tornaram-se  boas árvores de arruamento. O fruto tem um odor  muito desagradável, mas como é uma  espécie dióica, apenas as árvores femininas dão fruto, tornando os pés masculinos mais apetecidos para fins ornamentais. Muito utilizada na medicina alternativa pelas suas  propriedades regenerativas, despertou o interesse dos investigadores após a Segunda Guerra Mundial, por ter sobrevivido à explosão atómica em Hiroxima, brotando no solo da cidade  devastada. Tornou-se, assim,  um símbolo da Paz e Longevidade .
.                         
                          Pinto Soares

domingo, 11 de novembro de 2012

Vandalismo Continua!



João Pinto Soares alerta para o estado de degradação que aumenta na Tapada das Necessidades. Diz este cidadão empenhado na salvaguarda ambiental:

A onda de vandalismo que continua a grassar na Tapada das Necessidades, tornou possível o acesso ao “GROTTO” existente na base da “CASA DO REGALO”, de onde são provenientes estas fotos. 
(fotos da autoria do próprio Pinto Soares)

 

As fotografias demonstram esta infeliz constatação, fruto da desatenção de um poder que despreza tudo o que não for rentável/comercializável. 

Pondo no mesmo saco mercadorias e património, o bem estar das pessoas e o verbo transaccionar.

Aulas de Tai Chi na Tapada

    EM NOVEMBRO, O TAI-CHI VOLTOU À TAPADA DAS NECESSIDADES E À ESCOLA 18
 
Por iniciativa do Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades e com o apoio da Junta de Freguesia
dos Prazeres, acompanhando as actividades curriculares do ano Escolar 2012/2013, tiveram  início as
aulas de TAI-CHI englobando todos os alunos do primeiro ciclo das duas  escolas  da Freguesia  dos
Prazeres.
 
Pinto Soares