segunda-feira, 25 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA 2013

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA 2013
 
No passado dia 21 de Março, o GATN e a Associação Lisboa Verde, comemoraram, com os alunos das escolas 18 e 128 da Freguesia dos Prazeres, o dia Mundial da Árvore e da Floresta.
 
Foi plantada uma Palmeira Anã (não atinge grande altura), também conhecida por palmeira de leque ou das vassouras (devido ao formato das suas folhas), cedida pela Lisboa Verde, no canteiro arborizado junto ao Teatro Casa da Comédia,  de certo modo substituindo uma palmeira-das-Canárias que aí existia e que foi abatida por ter sido atacada irreversivelmente pelo Escaravelho Vermelho ou Bicudo-das-Palmeiras. Trata-se de uma das duas únicas espécies de palmeiras oriundas da Europa, a outra é a palmeira de Creta, razão porque, não sendo exótica, a julgamos  imune aquele insecto.
 
 

Foi também distribuído o livro “O Ambiente nas Nossas Mãos-20 Ideias, Muitos Gestos”, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Lisboa e que chama a atenção, principalmente das crianças, para a necessidade de proteger a Natureza e poupar os seus recursos.
 
Finalmente o GATN distribuiu doces e lembranças pelos alunos presentes, fruto do louvável trabalho da nossa Amiga Fátima Sá.
 
Terminada a Sessão, ficámos com a grata impressão de termos contribuído para um Planeta  Terra mais saudável.
 
Pinto Soares  

segunda-feira, 18 de março de 2013

FESTA DA PÁSCOA NA TAPADA DAS NECESSIDADES

FESTA DA PÁSCOA NA TAPADA DAS NECESSIDADES
 
Respondendo, uma vez mais, ao amável convite da Junta de Freguesia dos Prazeres, o GATN esteve presente, no dia 15 de Março de 2013, à comemoração da Festa da Páscoa, na Tapada das Necessidades, marcando o início das férias escolares, e que envolveu muitas dezenas de alunos das escolas da Freguesia dos Prazeres. Foi uma festa para a pequenada, com muitos jogos, procura dos presentes escondidos e merenda onde não faltaram os tradicionais ovos da Páscoa de chocolate.
 
Pinto Soares

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mensagem de uma Visitante

Caros amigos
Num dia de Setembro, finalmente, fui conhecer a Tapada das Necessidades, que observava sempre do alto da ponte. Fascinou-me. É um espaço magnífico, envolvente, calmo a convidar ao descanso, à descontracção. Deixa-nos com o pensamento livreVi muitas crianças, que faziam, creio, deveres escolares, brincavam, era um chilrear de vozes frescas e gargalhadas de satisfação...


Na entrada recebi um desdobrável e fiquei a saber da existência do GATN e a razão maior da sua constituição. Preservar o local e impedir quem quer que seja, se aproprie desse fantástico espaço público. Pelo trabalho realizado, na defesa do nosso património colectivo, bem hajam.
Céu (texto e fotos)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

terraplanagem na tapada

Fui hoje surpreendido por trabalhos de terraplanagem na Tapada das Necessidades, Junto ao edifício do Instituto de Defesa Nacional (IDN).
 
Foi-me dito por responsáveis por aquele Instituto:
 
1 – Os terrenos onde decorrem as obras pertencem ao IDN e não à CML, não sendo por isso públicos.
      De facto, segundo os responsáveis contactados, quando o Ministério das Finanças, por protocolo cedeu ao Ministério da Defesa, o terreno para construção, em 1971, do edifício do IDN, onde existia o        Picadeiro Real, terá cedido também o terreno agora em causa, que se destina a alargar o parque de estacionamento e assim acabar com o estacionamento abusivo dentro da Tapada.
 
2 – A obra em execução, é o resultado de um protocolo assinado entre o IDN e a CML (José Sá Fernandes)  que pretende a  cedência de alguns lugares de estacionamento aos frequentadores da Tapada.
 
Comentários:
 
1 – Não acredito que esta obra irá pôr fim ao estacionamento abusivo dentro da Tapada.
 
2 – Não conheço o protocolo assinado entre os dois Ministérios. Conheço apenas a seguinte passagem publicada na Revista Militar:
 
“O Coronel Almeida Freire encontrou a solução possível: a utilização do terreno da Tapada das Necessidades ocupado pelo picadeiro, junto à Calçada das Necessidades, que era património do Ministério da Defesa, estava em mau estado e era pouco utilizado. 
 
O apoio financeiro da construção revelar-se-ia, na verdade, difícil e demorado. Já se trabalhava nas fundações do edifício desde fins de 1971, quando em Janeiro de 1972, o ministro da Defesa exarou despacho atribuindo uma verba de 8.000 contos para “ARRANJO DO PICADEIRO”, relativo a um espaço em ruínas de cerca de 20 por 80 metros, dos cerca de 12.000 que abrangiam na altura o conjunto da obra. Surge um edifício de três andares, cujo muro de suporte do lado Norte se encontra no mesmo local do que delimitava  o terreno do picadeiro do mesmo lado. Naturalmente que no decurso da abertura das fundações os construtores aproveitaram mais um ou dois metros, mas apenas isso, da Tapada !
 
O projeto do edifício só ficou concluído em 1973.”
 
3 – Em 2003, o então IPPAR autorizou a construção do Parque de Estacionamento Provisório do IDN em terrenos da Tapada das Necessidades.
 
Conclusão:
 
Estamos, assim, perante um processo que só tem trazido vantagens para o IDN em detrimento dos lisboetas.
 
Convinha, portanto, indagar os moldes do protocolo assinado entre o Ministério das Finanças e o Ministério da Defesa, nomeadamente no que se refere à possível existência de uma alínea de  salvaguarda do picadeiro, bem como à delimitação da área cedida.
 
Seria também importante conhecer o protocolo agora assinado entre o IDN e a CML (Vereador José Sá Fernandes) para a construção do Parque de Estacionamento.
 
Solicito a ajuda de todos os AMIGOS DA TAPADA DAS NECESSIDADES.
 
João Pinto Soares

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

INÍCIO DAS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA CASA DO FRESCO NA TAPADA DAS NECESSIDADES


INÍCIO DAS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA CASA DO FRESCO NA TAPADA DAS NECESSIDADES
Fotografias de João Pinto Soares

domingo, 13 de janeiro de 2013

CONCERTO DE ANO NOVO NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA


 
Encheu-se a Igreja de São Francisco de Paula para ouvir com agrado a Orquestra do Círculo de Música de Câmara, no dia 11 de Janeiro de 2013.
 
O GATN esteve presente respondendo ao amável convite da Junta de Freguesia dos Prazeres.
 
Pinto Soares

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sinais de Mudança

AMIGOS, É ALTURA DE VIRAR MAIS UMA PÁGINA DO CALENDÁRIO.
O ANO QUE AGORA TERMINA NÃO FOI MUITO BOM PARA OS PORTUGUESES NEM PARA A TAPADA DAS NECESSIDADES SUJEITA A UMA ONDA DE VANDALISMO SEM PRECEDENTES.
CONTUDO, NÃO ESMORECEREMOS NA NOSSA LUTA. HÁ SINAIS DE MUDANÇA, AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA ESTUFA CIRCULAR COMEÇARAM!
O GATN DESEJA A TODOS UM BOM NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO

João Pinto Soares